26/11/2011

Preconceituosa eu?

Quando fiz o post anterior não passou pela minha cabeça abordar o preconceito, mas sim a minina malandra que sempre dá uma de coitadinha na hora de secar a louça, sempre tentando escapar.





E você pode dizer que não é ou nunca foi preconceituoso, eu não posso...




Fui eu descontar o cheque-salário do maridOgro com minha comadre e saindo do banco com o dinheirinho na bolsa que era pouco, mas entendam era o dinheiro para poder passar o mês, sentiu o drama neh. Do outro lado da rua me vem um moço com o braço da grossura da minha coxa, todo tatuado, com a orelha que dava para colocar uma latinha de coca-cola no buraco, uma bermuda que pegava no tornozelo, com metade da cueca de fora e um cabelo affff, quando vi o moço vindo em nossa direção espremi a bolsa em baixo do braço e travei, pensei já era, como vou explicar prozomi que fui assaltada e não tenho como pagar ninguém, já estava escutando o povo gritar caloteira, e maridOgro dizer por sua culpa estamos sem água, comida, luz, telefone blá, blá, blá. Nessa hora andei  meio que empurrando a Kakau que segurava o Gabriel ainda bebê pro canto da parede, logo pensei, leva a bolsa e a Kakau (ela gosta de amor bandido), mas deixa meu filho!!! Nessa hora ele veio pro nosso lado ai parei (e quase mijei), e ele fala bem alto - Oi Kakau, quanto tempo...
Era o amigo dela, um moço bem sucedido profissionalmente e muito educado por sinal. Depois que passou eu ri, ri muito (e tomei suco de maracujá)


A Lavínia ao contrário do Gabriel fala desde os 10 meses, e como já disse tem uma cabeça muito madura. Quando ela entrou na escola com 4 anos só consegui vaga em uma escola onde tbm estudava portadores de deficiência mental. A salinha dela era a unica de crianças pequenas e ditas como normais, os outros alunos eram adultos e 'especiais'. 
Iria ter uma festinha na escola, e eu com minha ignorância do tamanho do mundo perguntei


- Lavínia a festinha é pra todos alunos
- É
- Mas os alunos especiais vai ser junto com sua sala?
- Na minha escola todo mundo é especial
- Não Lavínia, quero saber se os alunos com problemas vão ser junto com sua salinha
- Ah mãe acho que ninguém tá com problema lá não
Eu na minha santa ignorância (burrice mesmo)
- Os alunos diferentes da escola vão participar?
- Ai mãe na minha escola todo mundo é igual néh!, todo mundo tem dois olhos, duas pernas, dois braços e uma cabeça, endoidô? 
- É bem, sua mãe endoidô...





Sempre deixei meu portão trancado com chave, não medo das crianças irem pra rua, pois moro no interior e por aqui ainda temos um pouco (mas só um pouquinho) de paz, mas medo de alguém entrar afinal prevenir é o melhor remédio
Um dia tô eu aqui no momento lerê-lerê quando bate na campainha era um rapaz mal encarado, mal vestido, cabelo estranho e com os olhos vermelhos, fumando e sem camisa. Quando o vi pensei Graças a Deus o portão tá trancado, e tô salva!
- Pois não? (tremendo de medo)
- Moça tava eu passando em frente a sua casa quando seu filhinho me entrega essa chave aqui ó. Acho que ele queria que eu abrisse o portão pra ele
- Ai moço muito obrigada (ainda tremendo)
-  Cuidado moça, uma hora alguém pode abrir o portão pra ele e ele fugir
- Mais uma vez brigada moço


Preconceito segundo Wikipedia (prefixo pré- e conceito) é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude "discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos" 




Fala se vc tbm não olharia




12 comentários:

  1. Eliene, ai que dei risada aqui!! kkk
    E tenho que confessar...
    eu também em certas situações tenho preconceito!!
    Sem querer mas tenho!
    bjus

    ResponderExcluir
  2. é, precisamos repensar nossos conceitos neh...

    ahh, obrigada pela visita lá em casa

    ResponderExcluir
  3. olha, essa historia de precoceito é complicada, viu? looogico q se vejo uma pessoa estranha na rua, eu fico com medo, seguro a bolsa mais perto. esses dias vi 3 motos com uns caras estranhos, e passei por eles de carro. uns 2 km pra frente, vi q eles estavam vindo e logo entrei numa empresa pq fiquei c/ medo sim! nao sei se eles iriam fz alguma coisa, ou só estavam passando. mas a culpa nao é td nossa, nao.
    mas acho q o problemas nao é td nossa culpa, nao. somos assim devido a nossa sociedade cheia de assaltos, sequestros, roubos, etc.
    nao te culpo, pois acho q tds somos assim, uns mais, outros menos...
    bjs

    ResponderExcluir
  4. kkkkkkk,amiga seus textos são sempre maravilhosos,mas esse foi hilário!O pior é que eu (a rainha dos fracos e oprimidos),acabei de descobri que também sou preconceituosa(ai que vergonha!),essa estória da bolsa já me aconteceu muitas vezes,estou amando o tema preconceito viu? bjs Déia.

    ResponderExcluir
  5. SÓ VC MESMA,PARA FAZER EU DAR TANTAS GARGALHADAS DEPOIS DE TER TIDO UM DIA DE MUITO TRABALHO,SENTADA NA FRENTE DA MÁQUINA,CELULAR TOCANDO,GENTE FALANDO Q VEM BUSCAR ENCOMENDA ANTES DO TEMPO E EU DOIDINHA,APERTANDO O PÉ NA MÁQUINA PARA ELA ANDAR MAIS RÁPIDO,GATO MIANDO,CACHORRO PEDINDO COMIDA E OS JOVENS DA CASA ME PERGUNTANDO SE HAVERÁ ALMOÇO HOJE,AI JÁ AS NOVE DA NOITE,PENSO,NÃO SOU DE FERRO NAAAAAO,VOU DAR UMA PAUSA,SENTO AQUI PARA TE ENVIAR UM EMAIL E QUANDO LEIO ISSO,DOU TANTA GARGALHADA,HAUHAUHAU,VC É D+,TEM O DOM DA ESCRITA.BJS DE FERNANDA

    ResponderExcluir
  6. Ai Eliene esta imagem está demais...rsrs, com certeza olharia e pensaria meu Deus o mundo tá perdido, não vou ser hipócrita não...rsrs, adorei a postagem, obrigado pelo carinho de sempre, beijos, as suas atualizações não aparecem no meu blog, porque, será que não sou sua seguidora, estou enlouquecendo com estas confusões, tchauzinho

    ResponderExcluir
  7. ai menina, ri muito com suas histórias.

    E já tive preconceito também.

    abraços

    ResponderExcluir
  8. oi Pimentinha
    tu tem toda razão - somos todos preconceituosos sim - estes dias estavamos aqui em casa e eu expus isto - os paramentros que a sociedade ns impõe...e no final de todo discussão pacifica - todos concordoram - a gente tenta sair do tabu mas sempre sobra o medo, a incerteza -
    mas agora vou te falar o jeito que descreveu quem quase se mijou ...fui eu ..de rir - -
    bjs
    lu

    ResponderExcluir
  9. Quem nunca foi preconceituoso, que atire a 1ª pedra.
    Pode ser pelos mais diversos motivos, mas a gente sempre tem.
    Adorei seus textos, vc escrever suuuper bem.
    Bjs♥

    ResponderExcluir
  10. Eliene, eu sou a Zizi, e vim pelo blog da Lucia -Calma que estou com pressa.
    Vim, por que o nome Pimentinha chamou a atenção, e não é que eu estava certa? Tuas escritas, são realmente divertidas!Tb já passei por situações, onde eu não sabia que tinha preconceito, mas tinha.Eu vendo brincos numa feira de artesanato, outro dia veio uma sra. branca e loura de olhos azuis, e queria desconto pq nao tinha dinheiro o suficiente. Como o $ era pouco não pude fazer o desconto.combinamos que eu levaria na portaria do predio dela, qdo ela me telefonasse a noite. Foi embora.
    A seguir chegou uma sra. morena e disse : oi, voltei! e quero aquele brinco ali,
    Justamente o que a sra. branca havia escolhido e não tinha o $$ para pagar. Olhei pra ela, tentei mostrar um outro,e nada, ela queria aquele. Pensei: essa mulher vai ter o $$ pra levar? cheia de sacolas,falando estranhamente! Mas ela era real, tratei logo de vender o brinco, ela puxou o dinheiro, nem pechinchou e nada. Fiz o melhor presente, e lá foi ela com seu brinco de madrepérola, feliz da vida. A mulher branca sequer me telefonou, se eu fosse acreditar nela, perderia a venda do brinco num dia super fraco.
    Não sei se fui clara, só sei que aprendi a lição, dessa vez. Prometi a Deus, que vou ser mais atenta e mais verdadeira.
    bjo

    ResponderExcluir
  11. eu ri tanto que nem da p comentar...alias eu to rindo ainda... por q em muitas situações descritas eu me vi tb... muito boa escrevendo...otimo post!

    ResponderExcluir
  12. Cheguei agora e vou ficar, pois sua história me fez rir muito...vc não é Eliene, vc é mesmo uma Maria Pimentinha!!!!!kkkk

    ResponderExcluir

A Maria Pimentinha fica muito feliz com seu comentário!!!